O uso medicinal da Cannabis tem se mostrado muito eficiente e importante para pacientes com diversas doenças, isso porque a maconha é capaz de tratar inúmeros sintomas, trazendo muito mais qualidade de vida para essas pessoas. E um dos tratamentos eficientes, já comprovados por diferentes pesquisas, é para pacientes com lesão da medula espinhal. Muitos pacientes já fazem o uso da Cannabis para lesão da medula espinhal e relatam diminuição das fortes dores e diminuição da espasticidade muscular, os dois principais sintomas de quem sofre dessa condição.
A lesão da medual espinhal
Uma lesão na medula espinhal representa um dano causado à medula, parte do sistema nervoso central. A medula passa do pescoço até as costas e é protegida pela coluna vertebral, ela é responsável por levar as “mensagens” do cérebro para o corpo todo.
As lesões na medula espinhal costumam ser causadas por acidentes graves, como ferimentos por faca, por exemplo, trauma no rosto, pescoço, cabeça, peito ou costas, acidentes, choque e quedas.
Entre os principais sintomas de quem sofre uma lesão na medula espinhal estão fortes dores, fraqueza e até paralisia, alterações nos sentidos, espasticidade e perda do controle do intestino e da bexiga. Sintomas que tiram a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento da lesão da medula espinhal com a Cannabis
O tratamento com a Cannabis para lesão da medula espinhal é feito a partir do sistema endocanabinoide que temos em nosso organismo. Esse sistema é responsável por regular muitas funções do organismo, como fome, dor e sono, e também atua como proteção em caso de lesões na medula, já que também está presente em nosso sistema nervoso.
O sistema endocanabinoide possui receptores capazes de se ligarem às substâncias da Cannabis. E a medula espinhal possui um grande número desses receptores, por isso a maconha é tão importante para ajudar no tratamento dos sintomas das lesões da medula.
Quando há uma lesão na medula, o número de endocanabinoides aumenta, justamente para proteger a medula, atuando como defesa para o organismo.
Estudos já descobriram que, além de ajudar nas dores, a Cannabis também auxilia na recuperação, já que consegue se ligar com bastante facilidade aos receptores na medula.
Estudos do uso da Cannabis para a lesão da medula
Um dos primeiros estudos, realizado em 2003, conseguiu demonstrar que a Cannabis diminui de forma significativa as dores nos pacientes, além da melhora no controle da urina e diminuição da espasticidade muscular.
Em 2007, pesquisadores concluíram que o THC possui um efeito importante no controle da espasticidade, além de comprovarem que o tratamento é seguro para os pacientes.
Os estudos na área continuam e, recentemente, os pesquisadores também identificaram que o uso da Cannabis medicinal via vaporização é capaz de ajudar nas dores. Além disso, já se comprovou que a Cannabis também ajuda a melhorar o sono dos pacientes.
Além de todos os benefícios já apresentados, o tratamento com a Cannabis não fornece efeitos colaterais significativos aos pacientes, sendo um tratamento bastante seguro para a lesão da medula espinhal.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares. Para continuar lendo sobre a Cannabis medicinal, clique aqui e leia sobre o uso canabidiol (CBD) para o tratamento de úlceras. E também comente aqui para nós outros assuntos que você gostaria de ler aqui no Plantando Bem.
Fontes:
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/lesao-na-medula-espinhal